O certo e errado da lipoaspiração

Artigos do
nosso blog

Lipoaspiração é uma das mais procuradas – no Brasil são cerca de 400 mil intervenções anuais.

A gordura do organismo está depositada nas células gordurosas as quais têm a capacidade de aumentar ou diminuir de volume de acordo com a maior ou menor quantidade de gordura absorvida no seu interior.

Vários locais do corpo servem de acúmulo para estas células. Abaixo da pele existe uma camada denominada de subcutâneo. A maior parte dessas células deposita-se nesta zona. Existem, entretanto, outras regiões que também servem de depósito, como por exemplo, no interior da cavidade abdominal, entre as alças intestinais. A maior parte do tecido gorduroso (ou adiposo), entretanto, deposita-se no subcutâneo.

Entenda abaixo o que é CERTO ou ERRADO da lipoaspiração:

• Lipoaspiração é uma boa opção para pessoas obesas perderem gordura.

ERRADO: A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade. Serve sim para retirar acúmulos de gordura localizada em determinadas regiões do corpo. A cirurgia de lipoaspiração foi desenvolvida para a redução de gordura em áreas localizadas, conferindo ao paciente melhoria no contorno corporal, e não pode ser considerada uma cirurgia para perder peso.

• Depois de uma lipoaspiração, a maior mudança ocorre na forma e não na balança.

CERTO: Os melhores resultados são obtidos nas lipoaspirações em que o paciente apresenta apenas gordura localizada, estando próximo ao seu peso corporal ideal.

• O inverno é uma boa época para se fazer uma lipoaspiração.

CERTO: Dr. Orido Pinheiro explica que este tipo de cirurgia é mais procurado para ser feito durante o inverno, porque os pacientes se sentem melhor no pós-operatório nesta estação, além de tolerarem melhor o uso de faixas e cintas. Como após uma lipoaspiração o paciente deve ficar 90 dias sem tomar sol, o inverno também é uma boa ocasião para a cirurgia.

• Toda cirurgia de lipoaspiração exige que o paciente tome anestesia geral.

ERRADO: Tudo depende da área e da quantidade de gordura a ser aspirada. Se uma pessoa pretende fazer apenas uma lipoaspiração no queixo, obviamente não precisa tomar uma anestesia geral. Já em casos em que a cirurgia será feita em várias partes do corpo, ela pode ser necessária. Os tipos de anestesia mais utilizados são a local, a peridural ou a geral.

• Por fazer cortes pequenos, lipoaspiração não é considerada uma cirurgia como as outras.

ERRADO: A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico sim. Como são feitas pequenas incisões, muitas pessoas a consideram uma operação banal, o que é um equívoco. O corte é pequeno, mas o trauma da aspiração da gordura é grande. Por se tratar de um procedimento em um paciente sadio, a lipoaspiração exige cuidados redobrados. Portanto, assim como em qualquer outra cirurgia, é preciso que o paciente faça todos os exames pré-operatórios habituais.

• Todo mundo que faz lipoaspiração em regiões como o abdômen e a coxa têm que usar cinta após a cirurgia.

CERTO: O uso de cinta ou faixa compressiva sem interrupção nos 3 meses após a operação facilita a acomodação da pele e ajuda a diminuir os inchaços, além de acelerar e melhorar a qualidade dos resultados. Geralmente são indicadas faixas compressivas ou cintas elásticas nas áreas operadas por um período de 15 a 30 dias. Os pacientes podem, de uma maneira geral, voltar às suas atividades habituais em cerca de 3 a 10 dias, dependendo da extensão da lipoaspiração realizada, acrescenta o médico.

• Lipoaspiração acaba com celulite.

ERRADO: A lipoaspiração não é uma solução para celulite, mas ela pode melhorar em cerca de 30% a 60% o problema, segundo o especialista.

• Posso tirar a quantidade de gordura que quiser numa lipoaspiração.

ERRADO: O Conselho Federal de Medicina permite que até 7% do peso corpóreo do paciente pode ser retirado numa lipoaspiração úmida, e no máximo 4% numa cirurgia seca. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 quilos, pode aspirar, no máximo, 4 quilos.

• Existem casos de gordura localizado que só uma lipoaspiração pode resolver.

EM TERMOS: Segundo o Dr. Orido, a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico para tratamento de gorduras localizadas que não são eliminadas com emagrecimentos, massagens e ginásticas. Inclusive personal-trainers se submetem a esta intervenção pela dificuldade de eliminar a gordura localizada.Mesmo assim, o que mais vale nessa questão é a genética: há pessoas que realmente não conseguem eliminar a gordura localizada de outra forma, mas há também quem opte pela lipo apenas por ser um método que exige menos esforço.

Se Interessou? Agende sua consulta

 

Ou veja outros artigos
Ligue para nós
Agende a
sua consulta
enderecosEndereço e contatos

Informações
Tel.: (21) 2430-1521
clinicaunita@gmail.com
www.clinicaunita.com.br

Barra da Tijuca
Centro Médico Richet
Av. das Américas, 4801 - Sl. 223
Rio de Janeiro - RJ | Brasil

infosDias, Horários e Infos Adicionais

Funcionamento:
Segunda a Sexta
de 9:00 às 18:00
Consultas e procedimentos
com agendamento.

O Centro Médico fica em
frente ao Barra Shopping
e possui estacionamento
próprio e segurança

formularioAgende sua consulta

Entramos em contato no próximo
dia útil após o envio do pedido.

Clínica Unitá