Pós-operatório e o fisioterapeuta

Artigos do
nosso blog

Dra. Patrícia Fontenelle – Fisioterapeuta Dermato-funcional

O sucesso do tratamento nesta fase depende essencialmente de conhecimento do profissional, da correta utilização e eleição do melhor recurso fisioterápico, bem como de sua utilização no momento adequado.

Por isso é tão importante que o tratamento seja realizado por fisioterapeutas, que são habilitados para executar tais procedimentos da forma mais segura e eficaz, trazendo assim maior benefício ao paciente.

A atuação do fisioterapeuta se faz necessária, tendo em vista que toda cirurgia plástica desencadeia uma lesão tecidual. Esta lesão precisa ser reparada, assim como o edema que também está presente, as equimoses (manchas roxas) e o tecido cicatricial (fibroses).

A fisioterapia neste caso atua eficazmente tratando e prevenindo estas alterações, reduzindo o período de convalescença, proporcionando ao paciente uma recuperação mais rápida.

O fisioterapeuta se encontra em constante contato com o cirurgião, fornecendo um feedback do paciente, sendo esta interação de extrema importância para um pós-operatório tranqüilo e sem maiores complicações.

É importante ressaltar que a fisioterapia também atua no pré-operatório, preconizando assim a prevenção, sendo indicada para todos os pacientes que vão ser submetidos à intervenção cirúrgica, principalmente para os pacientes fumantes, obesos e idosos, a fim de melhorar o fator circulatório que influencia diretamente na reparação tecidual.

De uma forma em geral, nesta fase podemos orientar o paciente, prepará-lo melhor para o ato cirúrgico e estabelecer parâmetros com a fase pós-operatória.

Os recursos fisioterápicos utilizados durante todo o tratamento não se restringem apenas à linfodrenagem manual, mais comumente utilizada por acelerar a absorção de edemas, mas também a outros recursos necessários para que seja alcançado um resultado estético mais satisfatório. Esses recursos englobam terapias com aplicação de calor e terapias manuais que têm a finalidade de tratar as aderências, fibroses e as cicatrizes mais espessas e irregulares, sendo esta uma das principais preocupações dos pacientes que se submetem à cirurgia plástica

O encaminhamento do paciente à fisioterapia deve ser o mais breve possível, em torno de uma semana após a cirurgia, mas para isto se faz necessário que o quadro do paciente esteja evoluindo dentro dos padrões de normalidade. O cirurgião estabelecerá o período para que o paciente inicie as sessões de fisioterapia.

O tempo do tratamento varia de paciente para paciente, de acordo como a sua evolução e com o tipo de cirurgia realizada. Geralmente dura em torno de 30 dias, com 2 ou até 3 sessões semanais intercaladas e de preferência de forma contínua, afim de se obter os resultados desejados.

Se Interessou? Agende sua consulta

Ou veja outros artigos
Ligue para nós
Agende a
sua consulta
enderecosEndereço e contatos

Informações
Tel.: (21) 2430-1521
clinicaunita@gmail.com
www.clinicaunita.com.br

Barra da Tijuca
Centro Médico Richet
Av. das Américas, 4801 - Sl. 223
Rio de Janeiro - RJ | Brasil

infosDias, Horários e Infos Adicionais

Funcionamento:
Segunda a Sexta
de 9:00 às 18:00
Consultas e procedimentos
com agendamento.

O Centro Médico fica em
frente ao Barra Shopping
e possui estacionamento
próprio e segurança

formularioAgende sua consulta

Entramos em contato no próximo
dia útil após o envio do pedido.

Clínica Unitá